sábado, 9 de julho de 2011

PERSISTÊNCIA: A HISTÓRIA DE SOICHIRO HONDA



Esse texto conta a incrível e emocionante história de Soichiro Honda, uma história de determinação, superação, esperança e sucesso.
Leiam e reflitam. Esse é um daqueles textos que vale a pena dispensar alguns minutos de atenção.

PERSISTÊNCIA - A HISTÓRIA DE SOICHIRO HONDA

“Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.
O homem desiste? Não!

Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de "visionário".
O homem fica chateado? Não!
Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.

Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.
O homem se desespera e desiste? Não!
Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente a arrasa.
Essa é a gota d' água e o homem desiste? Não!

Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.
Ele entra em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.
Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país.

Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.

Tudo porque o Senhor Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! O que sabemos é uma gota d' água. O que ignoramos é um oceano.
Lembre-se, nosso dia não se acaba ao anoitecer e sim começa sempre amanhã, não se desanime, vamos acordar todo dia como se tivéssemos descobrindo um mundo novo” (Autor desconhecido).

“Não há muito o que falar sobre a história de Soichiro Honda, pois sua ousadia de acreditar no que para todos era IMPOSSÍVEL, fala por si só.
SONHAR. ACREDITAR NO SONHO. Ser DETERMINADO em meio aos PERCALÇOS rumo ao SONHO. OUSAR até o fim, mesmo que as CIRCUNSTÂNCIAS apontem a DERROTA.
Esses são os adjetivos que caracterizam um verdadeiro VENCEDOR.
A realidade é que entre o SONHO e a CONQUISTA existe um grande DESERTO. O que distingue o VENCEDOR do DERROTADO é a forma como estes se COMPORTAM durante a TRAVESSIA. E quando eu me refiro a VENCEDOR e DERROTADO, não quero dizer com isso que aquele cujo espírito é de VENCEDOR, será sempre vencedor.
Mahatma Gandhi disse que “a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.
O importante é como você lida com as adversidades que a vida coloca em seu caminho.
Nesse caso, aquele, cujo espírito é de DERROTADO, já decreta a derrota mesmo antes de tentar, ou às vezes, inicia a travessia do deserto, porém desmotivado pela falta de fé em sí mesmo.
Para conquistar algo na vida, primeiro tem que haver um SONHO. O passo seguinte é acreditar nas possibilidades desse SONHO, mesmo que ele pareça estar distante da realidade.
É essa crença no desconhecido (porque o futuro é uma incógnita) que vitaliza o VENCEDOR a VISLUMBRAR e PERSEGUIR ferrenhamente a CONQUISTA.
O DERROTADO não tem essa VISÃO; DESISTE antes ou durante a TENTATIVA.
prefiro a VERGONHA da DERROTA a DESILUSÃO de nunca ter LUTADO”, já dizia o grande Rui Barbosa.
O VENCEDOR prefere PERDER no CALOR da BATALHA a desistir daquilo que poderá ser seu TROFÉU num futuro próximo. Ele “paga” pra ver, e só pára quando tem certeza que deu tudo de si, que lutou até suas últimas forças e derramou a última gota de sangue.
Estou falando de Soichiro Honda. Estou falando de VOCÊ, o VENCEDOR que tem à frente um grande DESERTO para atravessar rumo à tão desejada CONQUISTA.
O DESERTO está aí. O SONHO você já tem. A CONQUISTA está do outro lado.
ATRAVESSE VENCEDOR! ATRAVESSE com a CERTEZA de quem já CONQUISTOU a VITÓRIA!!!” (Rogério Ramos).

Desejo-lhes SUCESSO e muita FELICIDADE. Recebam um forte, caloroso e respeitoso abraço deste amigo, poeta Rogério Ramos, o escritor da liberdade – Aracati (a cidade que abriga a belíssima praia de Canoa-Quebrada) – CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário